Piauí ocupa a terceira posição no ranking nacional de serviços públicos digitais

Além da terceira posição no ranking nacional, o Piauí é líder entre os estados do Nordeste

Com informações da CCOM
Piauí ocupa a terceira posição no ranking nacional de serviços públicos digitais Piauí ocupa a terceira posição no ranking nacional de serviços públicos digitais. | Foto: Divulgação

Em recente pesquisa divulgada pelo Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), o estado do Piauí conquistou posição de destaque no cenário regional ao liderar entre os estados do Nordeste e ocupar a terceira colocação no ranking nacional de oferta de serviços públicos digitais, conforme dados do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!

O ranking tem como objetivo oferecer um panorama claro e detalhado da atuação das 27 unidades federativas do Brasil, funcionando como uma ferramenta estratégica para orientar gestores públicos na busca por maior eficiência administrativa e desenvolvimento regional. Ele se baseia em 10 pilares temáticos que avaliam desde a infraestrutura até inovação e sustentabilidade, promovendo comparações entre os estados a partir de indicadores econômicos, sociais e institucionais.

A boa colocação do Piauí no ranking nacional é resultado do seu desempenho no índice da ABEPTIC, que avalia a maturidade digital dos serviços públicos. O índice considera 35 critérios, como acesso digital, identificação do cidadão, ouvidorias, simplificação de processos, uso de assinaturas eletrônicas e presença do Governo Digital, além da oferta online de serviços essenciais e da adequação às normas federais sobre modernização e desburocratização.

O bom desempenho do Piauí também está diretamente relacionado ao conjunto de ações alinhadas às metas do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, especialmente no eixo estratégico "Gestão, Inovação e Transformação Digital". Esse eixo orienta políticas públicas voltadas à modernização da administração estadual, à ampliação do acesso digital e à qualificação dos serviços oferecidos à população.

"Estamos vivenciando um momento importante de modernização dos serviços públicos no Piauí, que tem garantido mais agilidade, menos burocracia e maior acessibilidade para a população. Esse processo de transformação digital é fruto de uma diretriz clara do governador Rafael Fonteles, que tem priorizado a inovação como eixo central da gestão. A partir dessa visão, o Governo do Estado do Piauí tem investido na qualificação dos servidores, no fortalecimento da integração entre os órgãos e na implementação de programas estratégicos que criam as condições ideais para uma gestão pública mais eficiente e para o fortalecimento do ambiente de negócios no estado", destaca o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.